Relacionamento Interpessoal

 

O tema Relacionamento está muito presente nas organizações, sejam instituições públicas ou privadas.

Muito se fala sobre os aspectos relacionais como componentes do perfil profissional, no entanto pouco se faz para o seu aprimoramento.

Não basta dizermos o que é certo ou errado, o que é eficaz ou ineficaz, se não formos capazes de promover o autoconhecimento, a percepção de que a fonte de insatisfação não está nos outros, mas, na maioria das vezes, no próprio indivíduo.

Por que às vezes não dá certo?

Quantas e quantas ações de capacitação são desenvolvidas e, apesar delas, as reclamações e críticas continuam!

Será a capacitação inútil, como muitos argumentam, estando o segredo na seleção das pessoas? Se assim fosse, o que seria dos menos favorecidos por qualidades inatas para um bom relacionamento interpessoal?

Felizmente, para empregadores, empregados e, principal¬mente, usuários e consumidores, capacidades para excelência no relacionamento, com clientes externos e internos, incluindo, portanto, chefias, lideranças, colegas e clientes, podem ser desenvolvidas. Aí, na palavra desenvolvimento, está, a meu ver, a chave para abrir as portas do sucesso sem aquela impressão de que, ao passar o momento, essas portas vão se fechar, ficando tudo do lado de lá da parede, esquecido e inócuo.

Por que a chave é desenvolvimento e não a mera capacitação como ação apenas de treinamento? Porque, embora as ações sejam em geral propostas e implementadas pelo que se convencionou chamar Departamento de Treinamento, ou mais atualmente Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, para que realmente se provoque a mudança e o crescimento, é necessário muito mais que o simples pregar de fórmulas certas para se fazer alguma coisa.

É necessário, antes de tudo, promover o desenvolvimento humano, o adquirir de habilidades de relacionamento interpessoal, de valores éticos, de respeito por si mesmo, para depois poder respeitar o outro.

Anna Luiza Ramsthaler Coach e Psicóloga (CRP-01/8246).

Pesquisar publicações